domingo, 21 de agosto de 2011


Uma mulher em Berlim - Anônima

5





"Uma leitura perturbadora" - The Guardian. Esse é um diário de uma alemã que vivenciou a Segunda Guerra, sofreu de fome e de abusos e preencheu três cadernos escolares com essas devastadoras anotações. Permitiu que fossem publicadas depois que morresse e desde que sua identidade permanecesse no anonimato, e foi o que aconteceu. Não é uma literatura voltada para o público, muitas das vezes o conteúdo é chocante e de difícil digestão. Uma mulher admirável que mesmo depois de presenciar tanta desumanidade nunca perdeu a vontade de viver. Para saber mais só lendo o livro mesmo.

"Lá fora ainda a guerra. E nossa nova prece matinal e noturna: 'Devemos tudo isso ao Führer'. Uma frase que, nos anos de paz, como elogio e gratidão, foi pintada milhares de vezes em discursos. Agora, inalterada na forma, seu conteúdo de modifica, torna-se sarcasmo e zombaria. Acho que isso se chama inversão literária"

"Trabalho duro, pão escasso - mas o velho sol no céu. E talvez o coração volte a falar outra vez."

5 Comentários:

Mari disse...

Agora lembre no tempo de escola tive um professor que adorava esse assunto sobre a 2 guerra, tanto que a prova final dele era fazer que todos praticamente voltassem no tempo para participa dessa guerra.
Fiquei interessada em lê esse livro, vou comprar e depois te falo o que achei...
Obrigada pela indicação do livro de Vinícius de Moraes..
Beijo

ka macedo disse...

Gosto muito de aprender sobre a Segunda Guerra e gostei de saber sobre o livro. Vou procurá-lo para comprar.
Obrigada pela indicação :D

Beijos
http://lalalajustme.blogspot.com

Anônimo disse...

Um livro forte, com acontecimentos perturbadores... É o tipo de literatura que mexe com o leitor. Não costumo ler livros assim, tão
intensos, que se passam na guerra, mas se eu achar esse livro, eu leio.

Bee, tbm gosto demais das atuações da Winonna Ryder. Ela tem muito talento! Mas nunca vi "Garota Interrompida", embora já tenha ouvido falar muito. Vou tirar um dia pra conferir mais esse trabalho dela. :D

Bjs ;)

Mariana Sayuri disse...

Oi Bee, tudo bom?
Esse é o tipo de livro que me atrai bastante(apezar de as pessoas detestarem quando eu leio, porque eu caio num estado de semi-depressão xD)
Na minha faculdade existe um projeto de literatura de horror, em que agente lê livros que mostram o comportamento humano da maneira mais realista e chocante, como nesses livros.
Vou indicar lá e vou procurar ler
obrigada pela dica!
Beijão
http://ondevaoasnuvens.blogspot.com

júpiter disse...

Para se sincera eu não tenho hoje em dia mais paciência para esses livros da segunda guerra. Tive que ler vários quando estava no colégio. Pra mim o Diário de Anne Frank estava ótimo e fim, hahaha. Mas deve ser legal.

beijos!

Postar um comentário

Que Personagem de Card Captor Sakura vc é?

Teste 
  feito no VICKYS.com.br

Teste feito no VICKYS.com.br